quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Justiça solta advogado suspeito de esconder celulares em muleta

A Justiça concedeu, na tarde desta quinta-feira (8), um habeas corpus para o advogado Roberto José Nassutti Fiore. Ele foi preso no final de agosto sob suspeita de tentar entregar celulares escondidos em muletas para um preso em Araraquara (273 km de São Paulo).
A decisão é do júri da 12ª Câmara Criminal do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo. Os três magistrados votaram favoravelmente à soltura de Fiore.
Divulgação
Celular apreendido dentro de muleta com o advogado
Celular apreendido dentro de muleta com o advogado
Segundo o advogado de Fiore, Mário de Oliveira Filho, ele já deixaria ainda no início da noite desta quinta o 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar, na capital, onde estava preso.
"A prisão foi manifestamente ilegal, assim entendeu o tribunal. Vejo na decisão a força e independência do TJ, mesmo com a repercussão [do caso na imprensa]", disse Oliveira Filho.
ENTENDA O CASO
Ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Araraquara (SP), Fiore foi preso em flagrante no dia 27 de agosto ao levar uma muleta, com seis celulares dentro, a um preso no Fórum da cidade.
Os celulares, além de cinco carregadores e chips, estavam escondidos na base de uma muleta que parecia ser de madeira, mas que era, na verdade, um cano de ferro oco, revestido de madeira.
Em sua defesa, Fiore alegou que apenas prestou um favor a uma senhora de entregar as muletas ao filho dela, um detento que participava de uma audiência no Fórum.
Fiore foi levado para a Penitenciária de Araraquara. A pedido de sua defesa, atransferência do advogado para o presídio da capital ocorreu no dia 28 de setembro.
A Comissão de Ética da OAB suspendeu o advogado por 45 dias.

Nenhum comentário: